Instituto de Linguagem Klingon

Agora em seu quinto ano de atividade, o Instituto de Linguagem Klingon continua sua missão de unir pessoas interessadas no estudo da cultura e da lingüística Klingon, e oferecendo um forum para discussão e troca de idéias. Nossa associação é diversificada, incluindo fãs de Star Trekcom curiosidade e questões acerca da linguagem Klingon, jogadores de RPG querendo dar maior autenticidade a um personagem Klingon, assim como estudantes e profissionais nos campos de lingüística, filologia, ciências de computação e psicologia, que vêem a linguagem Klingon como uma metáfora aplicável nas salas de aula ou simplesmente desejam unir sua vocação com uma distração. Apesar de ter sua base nos Estados Unidos, o Instituto é realmente um empreendimento internacional, atualmente atingindo mais de 24 países em todos os sete continentes.

A linguagem Klingon é algo verdadeiramente único. Apesar de terem existido outras línguas artificiais e criadas para seres ficcionais, a de Klingon é uma das raras vezes em que um lingüista treinado foi chamado para uma liguagem para alienígenas. Soma-se a isso os quase trinta anos do fenômeno Star Trek , um mito que penetrou na cultura popular e espalhou-se ao redor do globo. Estes fatores começam a explicar a popularidade da língua do guerreiro.

Se você está apenas iniciando na linguagem Klingon, o melhor para começar é o The Klingon Dictionary (Dicionário Klingon) de Marc Okrand, publicado originalmente pela Pocket Books. O Dr. Okrand inventou a linguagem para a Paramount Studios e tem servido de consultor em vários filmes de Star Trek e para episódios de Star Trek : The Next Generation . Eu também aconselho a você adquirir cópias do Coversational Klingon e Power Klingon (Klingon para Conversação e Força Klingon), dois áudio cassetes (também de Marc Okrand, com narração de Michael – tenente Worf – Dorn), que podem lhe ajudar a aprender os sons de Klingon e lhe instruir em algumas frases interessantes. Estes materiais estão no seu original, em Inglês. E não esqueça que você pode adquirir estes materiais através do KLI – mesmo sem ser sócio – com um valor muito inferior ao cobrado pelas livrarias especializadas em importação de seu país.

O principal veículo do Instituto de Linguagem Klingon – KLI – é o HolQeD, nosso boletim trimestral. Cada edição inclui trabalhos de arte, artigos e colunas regulares para a discussão de lingüística, linguagem e cultura Klingon. Somado a isso, cartas dos membros, examinando, comentando e debatendo idéias e argumentos surgidos nas edições anteriores também aparecem, compondo uma atmosfera de respeito mútuo e discussão aberta. Mais que um simples fanzine, HolQeD é um boletim acadêmico, apresentando análises imparciais, e é registrado pela Biblioteca do Congresso Norte Americano (Library of Congress).

Se você é um iniciante ou completamente fluente, se você nunca estudou outra língua ou sabe ler e escrever mais de uma dúzia delas, se você tiver um interesse na língua Klingon eu o convido a unir-se a nós em nossa exploração na linguagem que mais cresce em toda a galáxia.

Qapla'

Lawrence M. Schoen, Ph.D.
Diretor do KLI


* Back to KLI Home Page