Skip to content

Instituto de Linguagem Klingon

Instituto de Linguagem Klingon

Agora em seu quinto ano de atividade, o Instituto de Linguagem Klingon continua sua missão de unir pessoas interessadas no estudo da cultura e da lingüística Klingon, e oferecendo um forum para discussão e troca de idéias. Nossa associação é diversificada, incluindo fãs de Star Trekcom curiosidade e questões acerca da linguagem Klingon, jogadores de RPG querendo dar maior autenticidade a um personagem Klingon, assim como estudantes e profissionais nos campos de lingüística, filologia, ciências de computação e psicologia, que vêem a linguagem Klingon como uma metáfora aplicável nas salas de aula ou simplesmente desejam unir sua vocação com uma distração. Apesar de ter sua base nos Estados Unidos, o Instituto é realmente um empreendimento internacional, atualmente atingindo mais de 24 países em todos os sete continentes.

A linguagem Klingon é algo verdadeiramente único. Apesar de terem existido outras línguas artificiais e criadas para seres ficcionais, a de Klingon é uma das raras vezes em que um lingüista treinado foi chamado para uma liguagem para alienígenas. Soma-se a isso os quase trinta anos do fenômeno Star Trek , um mito que penetrou na cultura popular e espalhou-se ao redor do globo. Estes fatores começam a explicar a popularidade da língua do guerreiro.

Se você está apenas iniciando na linguagem Klingon, o melhor para começar é o The Klingon Dictionary (Dicionário Klingon) de Marc Okrand, publicado originalmente pela Pocket Books. O Dr. Okrand inventou a linguagem para a Paramount Studios e tem servido de consultor em vários filmes de Star Trek e para episódios de Star Trek : The Next Generation . Eu também aconselho a você adquirir cópias do Coversational Klingon e Power Klingon (Klingon para Conversação e Força Klingon), dois áudio cassetes (também de Marc Okrand, com narração de Michael – tenente Worf – Dorn), que podem lhe ajudar a aprender os sons de Klingon e lhe instruir em algumas frases interessantes. Estes materiais estão no seu original, em Inglês. E não esqueça que você pode adquirir estes materiais através do KLI – mesmo sem ser sócio – com um valor muito inferior ao cobrado pelas livrarias especializadas em importação de seu país.

O principal veículo do Instituto de Linguagem Klingon – KLI – é o HolQeD, nosso boletim trimestral. Cada edição inclui trabalhos de arte, artigos e colunas regulares para a discussão de lingüística, linguagem e cultura Klingon. Somado a isso, cartas dos membros, examinando, comentando e debatendo idéias e argumentos surgidos nas edições anteriores também aparecem, compondo uma atmosfera de respeito mútuo e discussão aberta. Mais que um simples fanzine, HolQeD é um boletim acadêmico, apresentando análises imparciais, e é registrado pela Biblioteca do Congresso Norte Americano (Library of Congress).

Se você é um iniciante ou completamente fluente, se você nunca estudou outra língua ou sabe ler e escrever mais de uma dúzia delas, se você tiver um interesse na língua Klingon eu o convido a unir-se a nós em nossa exploração na linguagem que mais cresce em toda a galáxia.

Qapla’

Lawrence M. Schoen, Ph.D.
Diretor do KLI


* Back to KLI Home Page

This page was last modified on March 30, 2014 and is managed by:

The Klingon Language Institute is a nonprofit corporation and exists to facilitate the scholarly exploration of the Klingon language and culture. Klingon, Star Trek, and all related marks are Copyrights and Trademarks of Paramount Pictures. All Rights Reserved. Klingon Language Institute Authorized User.